quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Por que a cerveja congela se pegarmos no meio da garrafa?

-Aeee sim hein...

A cerveja está lá, paradinha no freezer, perfeita para saciar a sede. Na pressa, você pega a garrafa de qualquer jeito, se esquecendo daquela aula de química em que o professor disse que, ao serem estimuladas por fatores como calor ou movimento, as moléculas de uma substância reagem. No caso da cerveja, elas reagem muito mal, passando de líquidas para sólidas, agitadas pela proximidade da mão de quem vai servir (ver quadro Exame do toque).

-Xiiii, perdeu preybói

Claro, as garrafas de cerveja não são as únicas sujeitas ao congelamento instantâneo. Acontece que, diferentemente de sucos, refrigerantes ou mesmo latinhas de cerveja, elas costumam ser armazenadas em lugares que marcam menos de 0º - é essa exigência por uma loira tão gelada que a deixa sempre a perigo. Mas calma: não precisa começar a beber cerveja quente. É só lembrar de pegar a garrafa sempre pelo gargalo.

Exame do toque:

1. Abaixo de zero
Se a cerveja é feita basicamente de água, deveria congelar em uma temperatura negativa, não? Ou aquele -5º do freezer do bar é só decoração? Calma, não estão enganando você. Acontece que, por ficarem paradinhas dentro da garrafa, as moléculas "esquecem" de virar cristais de gelo. Aí vem a sua mão quentinha para lembrá-las.

2. Mão boba
Quando você encosta na garrafa, sua mão esquenta o vidro, o que não é nada bom. Há duas opções melhores: pegar pelo gargalo, onde não há contato com o líquido, ou pela parte de baixo, onde o vidro mais grosso funciona como isolante, dificultando o congelamento.

3. Estupidamente gelada
O gás carbônico presente na cerveja se solta das paredes da garrafa, causando uma agitação interna. Um único cristal se forma, e vai dando origem a muitos outros, que originam outros... que transformarão toda água em gelo.




Aliás o cervejanaguela se sente na obrigação de dar algumas dicas úteis.

1. Cerveja trincando é sinônimo de satisfação, então não se afobe pra pegar a cerveja. como disse acima pegue sempre pelo gargalo, quanto mais pra cima e menos contato da mão com o vidro melhor ainda.
2. Tente assoprar levemente o corpo da garrafa até que suma um pouco do famoso "véu de noiva", ou seja, o branco do trincando da cerveja que fica por fora.
3. Sutilmente (eu disse sutilmente), vire a garrafa de cabeça para baixo ainda segurando apenas pela tampinha.
4. Assopre a bundinha o fundo da garrafa e passe a mão para "acostumar" a garrafa ao ambiente.
5. Após esses 3 passos, passe a mão na garrafa se ela ainda estiver muito gelada girando a mesma com o mesmo intuito(ambientar a garrafa ao ambiente). Se preferir pode passar a garrafa na água da torneira.
6. Abra a garrafa e dá-lhe cerveja na guela.

Ao fazer esses procedimentos você faz com que a garrafa fique em uma temperatura uniforme e "se acostume" com o ambiente para ser aberta. Como há liberação de gás quando abrimos a cerveja, se não fizermos esses procedimentos é possível que ela congele ao abrir e certamente você não quer perder sua garrafa de cerveja ainda mais se for a última.

O cervejanaguela agradece o não desperdício de cerveja por aí. Obrigado


AGORA QUE VOCÊ JÁ APRENDEU A PEGAR UMA CERVEJA APROVEITA E CURTI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK








Via Super Interessante

2 comentários:

  1. Copo da Brahma e cerveja Skol !

    ResponderExcluir
  2. Isso ainda é aceitável, agora copo da bavária tomando skol naum néah?

    ResponderExcluir