quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Mais curiosidades sobre a maravilhosa cerveja

Cerveja, Breja, Cerva, Cevada, Céva, Suco de Cevadis, Ampola diurética, seja lá qual teu apelido pra nossa poderosa o que conta é que não falte.





Mas, quem inventou a Cerveja?
Praticamente não existem povos que não tenham descoberto a cerveja junto com a lavoura, já que a bebida pode ser produzida quase que naturalmente - se um cereal é misturado à água, pode germinar sem a interferência do homem. Essa mistura pode fermentar pela ação dos lêvedos, encontrados no meio ambiente, e produzir álcool.

A agricultura surgiu há aproximadamente 10 mil anos antes de Cristo, numa região chamada Crescente Fértil (atual Oriente Médio). Escavações arqueológicas mostraram que a lavoura de cereais e a fabricação de cerveja sempre andaram juntas.

Há indícios recentes de que os sumérios mantinham uma espécie de taberna onde se tomava cerveja. Eles chamavam a bebida de "pão líquido" e a consideravam um alimento. Os antigos egípcios também conheciam a cerveja, que era utilizada durante os rituais funerais. Na Babilônia, adicionavam-se ervas embriagadoras e afrodisíacas à cerveja, que estava intimamente ligada ao sexo. Uma escultura em terracota do início do século 2 a.C. encontrada na Mesopotâmia mostra um casal durante o coito embriagando-se de cerveja de trigo. Levando-se em conta a definição mais ampla de cerveja (o cereal maltado e fermentado, excluindo-se a cevada e o lúpulo), pode-se dizer que a bebida acompanhou quase todos os povos. Mas foram os celtas e germânicos que melhor arraigaram as tradições nessa área, tornando seus produtos o padrão. A única cerveja que tem um dia exato de nascimento é a Pilsner Urquell, fabricada em 5 de outubro de 1842, na cidade de Pilsen, na Tchecoslováquia, pelo mestre cervejeiro Josef Groll.

O que é lei da pureza?
-Ah vah! Cê acha que eu não sei né?

É a lei que regulamenta a produção das melhores cervejas, chamada Reinheitsgebot e promulgada em 23 de abril de 1516, na Baviera, Alemanha. De acordo com o texto, a cerveja deve ser produzida somente a partir de malte, cevada e lúpulo. A levedura foi acrescentada ao texto posteriormente. A única exceção permitida é a do uso do trigo, para cerveja de alta fermentação. Mas a primeira lei a tratar da produção de cerveja foi o Código de Hamurabi, de 1.750 a.C., na Mesopotâmia.

A cerveja sempre foi considerada "bebida de pobre"?
Pelo contrário. Durante séculos eram as bebidas fortes as mais consumidas pelas pessoas pobres, enquanto os mais ricos preferiam a cerveja. Um bom exemplo são os quadros "Beco da Cerveja" e "Beco da Aguardente", criados pelo pintor inglês William Hogarth (1697-1764).

Beco da Cerveja

Beco da aguardente

Enquanto no primeiro são retratados a prosperidade e a harmonia, no segundo tem-se um panorama da miséria. Quase dois séculos antes, o escritor inglês William Shakespeare (1564-1616) escreveu: "Uma caneca de cerveja é um prato de rei".

Quando a cerveja chegou ao Brasil?


A bebida provavelmente foi trazida pela primeira vez ao país pelos holandeses, no século 17, pela Companhia das Índias Ocidentais (1634-1654). A cerveja deixou o Brasil junto com os holandeses em 1654, voltando em 1808, juntamente com a família real portuguesa. Um dos maiores incentivadores à implantação da bebida no Brasil teria sido D. João 6º, grande apreciador de cerveja.



Devido à grande influência comercial que a Inglaterra exercia sobre Portugal nessa época, as cervejas inglesas dominaram o mercado brasileiro até os anos 1870. No final do século, quando a importação voltou a crescer, a preferência passou a ser pela cerveja alemã, que vinha em garrafas e em caixas, ao contrário das inglesas, acondicionadas em barris. A cerveja alemã se contrapunha à inglesa: era clara, límpida, conservava-se melhor e agradava mais ao paladar da época. O período áureo da cerveja alemã não foi longo, já que em 1896 os impostos de importação foram quadruplicados. Com essas dificuldades, somadas ao desenvolvimento da indústria cervejeira nacional, praticamente cessaram as importações no início do século 20.

Qual é a maior fábrica de cerveja do mundo?


É a Cervejaria Coors, na cidade de Golden, no Colorado (EUA).

Qual é a cerveja mais conhecida?



A marca mais difundida no mundo é a norte-americana Budweiser.

-Êêêêê lá em casa... Eu com meia duzia dessa aí hein... héhééééé

Qual é o país campeão mundial em consumo de cerveja?


É a República Tcheca, com 16,2 bilhões de litros por ano.

Qual a origem da Oktoberfest?



Oktoberfest de Munique, na Alemanha, a mais famosa das celebrações, teve início em outubro de 1818, em comemoração ao casamento do príncipe Luís Ludwig com a princesa Therese de Sachsen-Hildburghausen. Atendendo ao pedido do filho, que desejava que o povo participasse da celebração, o rei Maximiliano I decretou a realização de uma festa popular que tivesse muita cerveja. Já nessa primeira festa, os Traiteurs, como eram chamados os que forneciam comida e bebida aos visitantes, montaram barracas de lona, costume que se manteve até os dias de hoje.


-Nu que se refere a cerveja, veja bem, eu vi, você viu e eu acho que ele fez a gente ver.




Fonte: Galileu

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário