sábado, 28 de janeiro de 2012

Cervejas Trapistas e Orval

Esta cerveja especial é fabricada dentro de um mosteiro Trapista, mais precisamente na abadia de Orval. 



A Ordem Trapista (Ordem dos Cistercienses Reformados de Estrita Observância) é uma congregação religiosa católica que segue a regra beneditina, cujos preceitos são de obediência, silêncio, pobreza e humildade, dividindo o tempo de vida monástica entre o trabalho, o estudo e a meditação. Uma das atividades dos monges Trapistas é a fabricação de produtos destinados à venda para o sustento das abadias. O produto mais conhecido destas abadias é a cerveja. Hoje existem 6 abadias produzindo as seguintes cervejas na Bélgica: Achel (St. Benedictus Abdij Achel), Chimay (Abbaye de Scourmont), Orval (Abbey d'Orval), Rochefort (Abbey St. Remy Rochefort), Westmalle (Abidj Westmalle) e Westvleteren (Abdij St. Sixtus), além das cervejas La Trappe da Abdij Koningshoeven, a única localizada na Holanda. As cervejas trapistas são conhecidas pela sua qualidade e são refermentadas na garrafa, evoluindo com o tempo. Hoje, na maioria dos rankings cervejeiros uma cerveja trapista é considerada a melhor do mundo, a Westvleteren 12 produzida em St. Sixtus que é motivo pra outro post.

Abadia de Orval

A história da Abadia de Orval inicia por volta do ano de 1070, quando monges do sul da Itália chegaram na região e iniciaram a construção de uma capela e do mosteiro, o que durou 40 anos. Durante um longo período a Abadia foi destruída inúmeras vezes sendo a última delas em 1793 durante a revolução francesa, quando as forças francesas queimaram a abadia em retaliação à hospitalidade dos monges com as tropas austríacas, dissolvendo a comunidade. Em 1887, a família Harenne comprou as terras e as ruínas da abadia e doou as terras à Ordem dos Cistercienses em 1926 para que a vida monástica voltasse ao seu local de origem em Orval. Albert Van Der Cruysen liderou a reconstrução da abadia perto das ruínas da antiga estrutura. Em 1931 foi iniciada a atividade de fabricação de cerveja na abadia com o objetivo de arrecadar fundos para a reconstrução, sendo que a primeira leva saiu no ano de 1932. Henri Vaes foi o arquiteto na reconstrução, que terminou no ano de 1947, e também foi responsável pelo desenho da taça da cerveja Orval. 

Fonte presente nas ruínas da antiga abadia

Existe uma lenda sobre a fundação da abadia de Orval. Nesta lenda, a viúva Mathilda de Tuscany acidentalmente deixou sua aliança cair em uma fonte. Ela rezou e uma truta apareceu na superfície da fonte com sua aliança na boca. Mathilda exclamou que aquele era realmente um Val d'Or, vale de ouro em francês, daí o nome para a abadia. Em gratidão Mathilda ajudou com recursos na construção do mosteiro. A fonte existe até hoje e a truta com o anel na boca é o elemento principal do rótulo da cerveja.


O aroma é predominantemente doce, com boa presença de lúpulo e um fenólico bem diferentem lembrando até remédio. Algumas pessoas descrevem este fenólico como se lembrasse o aroma de sela de cavalo (horse blanket) . Ele é resultado da adição de microorganismos selvagens na fermentação da cerveja, o bretanomyces, mesmo presente em cervejas lambics. O sabor azedo da Orval também é devido à presença de bretanomyces, lembrando algumas lambics mais uma vez. O azedo costuma dividir opiniões. Alguns gostam e outros não. Eu gosto muito e por isso considero a Orval uma cerveja bem complexa e agradável. Aliás já até senti esse sabor azedo na Delirium Christmas e soube de gente entendida que esse sabor é devido à um tipo de levedura especial.

Sala de Brassagem na cervejaria em Orval

O amargor da Orval é resultado do processo de dry-hopping, onde o lúpulo é adicionado fresco durante a fase de maturação da cerveja. Especialistas dizem que uma Orval somente deve ser aberta depois de pelo menos 6 meses de fabricação. Antes disso, o lúpulo ainda está muito forte nela, escondendo os aromas e sabores diversos presentes nesta cerveja. Após seis meses, o lúpulo desaparece um pouco e o bretanomyces, ainda vivo na garrafa, teve opotunidade de trabalhar melhor uma segunda fermentação deixando a cerveja mais complexa.

Dry-hopping sendo adicionado em uma das etapas da produção.

Post sensacional que eu vi no PetitChef.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário