domingo, 4 de março de 2012

Conheça a Abadia que produz a cerveja Chimay

Esta é a abadia que fica na Bélgica onde são produzidas as cervejas e os queijos de Chimay. Uma das cervejas mais apreciadas do mundo que tem o selo trapista.



O Globo Rural foi até a Bélgica pra contar a história de um queijo delicioso, produzido por monges. São religiosos que vivem numa abadia, um mosteiro, que também fabrica cervejas.


Chimay, no sul da Bélgica é uma cidadezinha tranquila, com ruas estreitas e fachadas antigas. A região vive basicamente da agropecuária, do turismo e da fabricação de dois produtos: a cerveja e o queijo de Chimay, ambos ligados a história de uma velha abadia.


Mas como surgiu a ideia de fabricar cerveja e queijo na abadia? “Os monges tinham alimentação fraca e trabalhavam muito. Então, era preciso reforçar as refeições com produtos mais nutritivos. Foi aí que surgiu a ideia de fabricar queijos e cervejas. Tudo era feito pro nosso próprio consumo, para compensar o esforço físico e para fortalecer os músculos”, respondeu o padre Père Omère ou padre Homèro.

Só que os produtos dos monges eram tão saborosos que logo atraíram a atenção de pessoas de fora. Aos poucos, a fabricação artesanal foi dando lugar a uma atividade comercial. Mas não perdeu a identidade trapista.

Hoje em dia, a cerveja de Chimay continua a ser feita nos prédios da abadia. Só que os monges não põem mais a mão na massa. Contam com equipamentos modernos e funcionários treinados.
Hoje, a abadia fabrica três cervejas da mesma família, mas com cores e sabores diferentes. Todas são encorpadas, cremosas, levemente amargas e com teor alcoólico que varia de 7% a 9%.

O vídeo com a reportagem completa você pode ver aqui e aqui.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário