segunda-feira, 16 de abril de 2012

5 ERROS AO APRESENTAR CERVEJAS ESPECIAIS A ALGUÉM

Post espetacular feito pelo Cerveja O-Rama.


Acho que algumas coisas acabamos fazendo sem querer de tanta vontade que a pessoa querida entenda tanto quanto nós e futuramente nos ajude na apreciação de cervejas especiais, mas inegavelmente é necessário ponderar diversas coisas.

1/ Começar com uma cerveja “extrema”
Você vai a um jantar na casa de um cara que nunca tomou nada além de Brahma. Na vontade de mostrar que existem outras cervejas, você leva uma Imperial IPA ou uma Quadruppel. As chances de assustar o cara são muito maiores do que despertar o interesse dele.
Solução: Comece com estilos mais próximos às “pilsen” nacionais, mas que apresentem novos sabores. Uma pale ale leve é uma boa escolha, assim como uma weizen.

2/ Querer falar tudo o que sabe sobre cerveja, antes da garrafa terminar

Nada pior que um beermala. Todo mundo passa por essa fase. Descarregar tudo o que você sabe sobre cerveja na cabeça de quem não conhece nada, não é legal. Mais uma vez, as chances de assustar o cara são muito maiores do que despertar o interesse dele.
Solução: Só aprofunde a conversa se for perguntado. Esta é a parte mais importante, só fale sobre o que for perguntado.

3/ Criticar incessantemente as cervejas que o cara bebe

Beermala! Tudo bem, as “pilsen” nacionais não são muito boas, mas é o que o cara conhece e gosta. Se você não para de criticar as cervejas que ele gosta (geralmente com toques de esnobismo), você pode ofender o cara e acabar com a amizade. Pelo menos para beber ele não te chama mais.
Solução: Elogie as cervejas especiais ao invés de criticar as outras. Normalmente as pessoas descobrem sozinhas qual cerveja é melhor. Não foi assim com você?

4/ Achar que é seu dever mudar o gosto da pessoa

Lembre-se de uma coisa: você não foi colocado no mundo para fazer as pessoas gostarem de cervejas especiais. Não é seu dever como ser humano convencer as pessoas a bebe-las. Se o cara não quer saber de cervejas especiais, não o obrigue. Essa história de “beerevangelizar” e “converter” tá mais pra seita do que pra cerveja e diversão.
Solução: Se o cara não quer saber de cervejas especiais, beba sozinho.

5/ Arrotar regras para se beber corretamente

O copo certo, os 45 graus, a temperatura, as condições do ambiente e bla bla bla. Isso tudo é legal pra depois, mas não na primeira vez que você vai mostrar uma cerveja especial. A única coisa que não pode passar, é copo sujo.
Solução: Lave os copos e bola pra frente.

A cerveja é muito popular pra gente ficar fazendo dela uma coisa esnobe. Ela é motivo de descontração, união e confraternização... Principalmente no nosso país. Dificilmente vamos chamar a galera da faculdade pra comemorar tomando vinho tinto no churrasco depois das provas não é? Ou então degustar aquele whisky 21 anos com os colegas de trabalho toda semana no happy hour? Tudo bem, podemos até fazer isso de vez em quando, mas sinceramente a cerveja está intimamente ligada com confraternização e pouca frescura. Vá devagar, não pule etapas e cada vez mais pessoas vão se interessar pelas maravilhosas cervejas especiais.

Acessem o blog Cerveja O-Rama... Realmente vale muito a pena...
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário