segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Nossa Cerveja - 6ª Macaco Louco

Depois de viajar várias vezes pelo mundo das cervejas de escola americana resolvemos inovar e fazer uma cerveja diferente. Eis que surgiu a ideia de fazer uma cerveja porter/stout com 2 ingredientes bem brasileiros: Rapadura e Castanha do Pará.



A rapadura é proveniente da cidade de Aripuanã - MT e a Castanha é de Juína - MT, ambas cidades pertencentes à Amazônia. Nesse caso fizemos questão de usar esse ingredientes pra dar uma cara extremamente brasileira pra nossa cerveja. Malte Base, Maltes Caramelos, Maltes Tostados num total de 5 maltes e Cevada flocada.






Tivemos receio de fazer essa receita pois após uma pesquisa não encontramos referência à respeito do uso da castanha, então mesmo assim resolvemos seguir adiante e testar. Antes de adicionar a castanha torramos ela e retiramos toda a pele, quebramos a castanha e com um papel toalha tiramos o máximo possível de gordura(a gordura na cerveja atrapalha a formação e retenção de espuma, e ao contrário do que alguns pensam a espuma é fundamental na cerveja). Adicionamos então a castanha na fervura antes mesmo do lúpulo de amargor. A rapadura colocamos no final da fervura.



Análise sensorial:
Aparência: Coloração preto opaco, baixa carbonatação, média retenção de espuma.
Aroma: Aromas que lembram melaço, nozes, castanhas, e um leve tostado.
Sabor: Predominância do malte com pouco dulçor, bom corpo, com sabores de melaço, castanha, no retrogosto um tostado leve.
Obs: Se eu pudesse destacar algo nessa cerveja seria o corpo dela que ficou muito bom, sendo bem mais encorpada que as dry-stouts além é claro dos aromas de castanha que apareceram bem sem tomar conta da cerveja, dividindo bem espaço com o malte e a rapadura.
Alc. 6,3% Vol.

Por tanta relação com nossa realidade batizamos a cerveja de Macaco Louco Cream Stout. E até ousamos fazer uma arte mas essa não é nossa especialidade:


Exemplar visual:



Update:


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário