quinta-feira, 14 de março de 2013

Nossa Cerveja - 7ª Pilsen/Pale Ale

Após tantas cervejas ales feitas em casa e depois de muita torção de nariz quando falava sobre cervejas especiais, vermelhas, aromáticas, escuras tive de fazer uma receita de Pilsen para meus familiares. Mas não estava contente em fazer a "Pilsen" que eles estão acostumados e resolvi fazer uma Bohemian Pilsner. Achei algumas receitas na internet e fiz um meio termo do que encontrei por aí. Basicamente usei malte Pilsen e Munich, como Lúpulos os clássicos Magnum, Tradition e Saaz. Também aproveitei e fiz dry-hopping por 25 dias com o lúpulo Saaz.

As fotos vocês conferem a seguir(clique para ampliar):




Maltes moídos





Começo da fervura

Fim da fervura

Indo pro balde de fermentação

Cor do mosto

Cerveja pré-envase

Cerveja pronta!


Apenas dois detalhes que gostaria de pontuar aqui:
1º - Usei o fermento Nottingham por indicação de um vendedor pra fazer a "Pilsen" que acabou com mais característica de Pale Ale no aroma e sabor.
2º - Como havia utilizado o Nottingham numa brassagem anterior aproveitei o mesmo fermento pra fazer essa leva que me diminuiu cerca de 15% do custo e a atenuação foi extremamente satisfatória. Apenas retirei a cerveja anterior que estava no fermentador e engarrafei no mesmo dia que  fiz essa Pilsen/Pale Ale das fotos.

Não consideraria um erro, mas uma levedura mais específica certamente teria um resultado bem próximo de uma Pilsen original, mas isso jamais foi problema aqui, mesmo porque Pale Ale sempre foi muito bem vinda aqui em casa. hahahahahahahahha

Análise:
Visual: Cerveja Amarelo dourado, quase translúcida com boa formação e retenção de espuma.
Olfato: Aroma herbal, fresco, com um leve toque do malte.
Sabor: Bom corpo, com sabor de malte no começo e logo em seguida o lúpulo aparece, os lúpulos tradicionais deram bastante característica de Pilsen para a cerveja, mas que ficou com um pequeno picante devido a fermentação com levedura Ale.
Conclusão: Boa cerveja, bom drinkability, que serviria pra qualquer ocasião de calor em nossa amada pátria! Para uma próxima leva eu trocaria a levedura pra ter um resultado mais próximo de pilsen mesmo. O dry-hopping deu um aroma melhor do que nas vezes em que eu não havia usado essa técnica, acho que utilizá-la vai virar rotina aqui em casa depois disso. Achei que apesar do amargor maior que uma cerveja comum as pessoas que experimentaram disseram que beberiam ela tranquilamente, que ela não tem um amargor excessivo.

3 comentários:

  1. É interessante que quando a gente começa a provar cervejas especiais descobre um outro mundo. Que a bebida popular, que a gente consome no barzinho, não é nada se comparada as receitas artesanais. É outra experiência.

    Muito bom!!!! Está com "cara" que ficou ótima! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Juliana...
      Realmente o que você falou é verdade.
      Após experimentar cervejas artesanais e/ou especiais você percebe que a cerveja é uma coisa tão rica em diversos aspectos que é quase impossível descrever tudo.
      Ainda mais quando se aprende a apreciar bem uma cerveja, uma degustação acaba sendo uma experiência prazerosa que ultrapassa o que fazíamos ao engolir cerveja só pra ficar bêbado.
      Obrigado mesmo... Boas cervejas pra todos nós! Volte sempre...

      Excluir
  2. Boa tarde!
    Gostei da cor ficou aparentemente através do video que esta cerveja ficou perfeita..
    Já fazemos cervejas a hum ano wit, Red Ale e American Ale toda ótimas.
    Quero fazer a sua para o meu consumo
    Gostaria que você mandasse se possível a formulação esta cerveja.
    Grato. .
    Paz e bem!

    ResponderExcluir