segunda-feira, 3 de junho de 2013

Nossa Cerveja - Nêga

Depois de termos experimentado tantas cervejas maravilhosas à base de cacau/chocolate, fomos obrigados a fazer uma em casa. Nada melhor do que uma stout.

Como aqui em casa cerveja extrema é bobagem aproveitamos a leva e adicionamos café recém moído também. Além da carga pesada de malte pra dar um corpo maior na cerveja.

Usamos também aveia na receita, e como eu não gosto de fazer rampas de temperatura pois nosso fogão é caseiro e demora muito pra subir a temperatura, fiz uma infusão paralela usando a aveia e cevada. Veremos se funciona.

-Cafézinho?







Cacau integral

Cacau em pó

Café recém-moído

Cacau na fervura


E o resultado?
Cor preta, bem licorosa, creme marrom, boa formação de espuma e média retenção.
No aroma o café domina, mas pode-se sentir notas de cacau.
No sabor cerveja encorpada, equilibrada, sabor de malte primeiramente e logo em seguida café, café, muito café(deve ser pela enorme quantidade de malte torrado que colocamos e também café), acompanhado de chocolate amargo, final suave, médio drinkability.
Aspecto geral boa cerveja, faltou mais presença do cacau já que o café dominou muito a cerveja, numa próxima receita aumentaria a dose do cacau e diminuiria um pouco do café, mas ainda é necessária avaliação por outras pessoas. Pode ser que com o tempo apareça um pouco mais esse sabor de chocolate. Farei o duro serviço de tomar ela várias vezes pra tirar essa dúvida.




Nêga é um nome carinhoso na minha família que ama café e com certeza vai acabar com o estoque dessa cerveja rapidinho.

Um comentário:

  1. Olá.gostei da combinação dos ingredientes na rua Receita. Podes me a receita completa, com quantidades... quero fazer.

    ResponderExcluir