segunda-feira, 24 de junho de 2013

Nossa Cerveja - Rainha da Floresta

Experiências à todo vapor em nossa fábrica de cervejas caseira! Depois de tanto matutar como utilizar os preciosos chips de carvalho que tínhamos em casa, eis que surge a idealização da cerveja desse post.


Queríamos uma cerveja que fosse ao mesmo tempo forte, mas que tivesse um drinkability mais alto. Então tentamos maneirar na quantidade de malte e lúpulo, mas isso é uma coisa que não se pode cumprir nessa casa.

Com seus 6,5% de álcool e 54 IBU, essa criação acabou satisfazendo esse que vos escreve no que se refere à sabor e drinkability.

Malte Pale, Crystal e Black

Detalhe para o pôr-do-sol que deixa qualquer brassagem mais bonita.





Pouca lupulagem é a marca registrada da casa(#SQN). Além da quantidade foram 90 minutos de fervura...






E o resultado?


Cerveja Marrom Acobreado translúcido, com boa formação e retenção de espuma. No aroma, notas de malte, frutas vermelhas, um leve amadeirado. No sabor o malte faz a apresentação da cerveja, um pouco de toffee e as frutas vermelhas com o amadeirado bem suave levemente azedo proveniente dos chips, depois vem o amargor, dos lúpulos aparentemente combinados com o malte torrado que aparece bem pouco. Sinceramente, uma das que mais gostei de fazer e beber. 
O que mudaria nela?
Colocaria ainda mais chips de carvalho(pois na minha humilde opinião deixou a cerveja fantástica!) e diminuiria apenas um pouco a quantidade de lúpulo de amargor, talvez uns 20% no máximo.

E Rainha da Floresta em homenagem minha cidade querida, Juína que é a verdadeira Rainha da Floresta e já foi motivo de outra homenagem em cerveja por esse mesmo homebrewer.

3 comentários: