quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Cervejas Artesanais Cuiabanas

Uma das coisas mais legais de fazer cerveja em casa é poder trocar experiências com os colegas que também fazem cerveja e, é claro, trocar algumas cervejas.
Primeiro porque tem gente que faz cerveja muito boa por aí e seria um desperdício não poder experimentar. Segundo porque é muito bom comparar sua cerveja com a dos outros e ver seus erros, defeitos, desvios, etc. E o melhor de tudo é a confraternização que tudo isso gera. Sem contar esses motivos aqui que pode fazer a cabeça de qualquer um.
Dessa vez ganhei algumas cervejas do meu amigo Douglas Schaefler que em uma maratona cervejeira fez uma porrada de cerveja em pouco espaço de tempo. Bom pra nós que temos a oportunidade de beber as criações.
Já tinha tomado algumas Schäfflers, e elas estão cada vez melhores. A começar pela roupagem que ficou bem legal.


Schaffler American Pale Ale(APA): Deveria ter começado pelas outras, mas como isso é mais forte que eu, vamos de APA mesmo. Boa formação e retenção de espuma, coloração âmbar levemente turva(pela adição de malte de trigo que incrementou corpo), aromas cítricos e picantes dos lúpulos americanos. Bom corpo pra uma APA e boa presença do malte, equilibrando bem o dulçor, caramelo e amargor dos lúpulos. Os críticos diriam - AH, MAS TEM MALTE DE TRIGO - Bom, Sim. E daí? Eu gostei muito, e tomaria dela sempre. Acabou dando um corpo legal na cerveja, que algumas APAs não têm.



No outro dia tive a dura missão de ter de tomar mais uma. Aí veio a German Pilsner. Simplesmente a melhor de todas. Uma pilsen muito parecida com a que estamos acostumados: leve, refrescante, saborosa. Média formação de espuma, coloração amarelo claro, bem transparente(não aparece tanto na foto pois o copo está suado), excelente por ser uma cerveja artesanal. Aroma de lúpulos frescos, e um pouco de malte. No boca ela tem corpo médio(4/10 diria eu), com presença marcante do malte e no retrogosto os lúpulos te lembram que ela é uma pilsen. Repito: Leve, Refrescante, Saborosa. Muito Equilibrada. Cerveja que como chopp tombaria muitas outras conhecidas do mercado pelo sabor.

Depois isso me fez pensar: Porque as indústrias insistem tanto em mascarar o sabor da cerveja deixando ela cada vez mais leve? É possível fazer uma cerveja leve e refrescante como é a proposta das Pilsens com 100% malte de cevada e lúpulo de verdade. Querem fazer uma levíssima quase água? Tudo bem, mas lembrem dos que gostam de cerveja de verdade de vez em quando...

Bônus:


Lembram do que é uma cerveja Pilsen? E o que é cerveja Lager?


Com o embalo da Pilsen anterior, eu não podia deixar de tomar a Bohemian Pilsner. No caso, a minha preferida apesar da passada ser a melhor(meio contraditório, mas acho que vocês vão me entender). Tudo que eu sempre sonhei em fazer de uma cerveja pilsen. Boa formação e retenção de espuma, coloração dourada intensa, transparente(também afetada pela suor do copo), aroma floral e picante(sim, essa cerveja foi feita com dry-hopping), sabor de malte primeiramente e logo em seguida vem o amargor de uma Bohemian Pilsner. Uma pena ter apenas um exemplar de cada.

Também ganhei uma Sweet Stout, mas fui afobado e não tirei foto antes de beber tudo. hahahahaha
Agradecimentos ao Douglas pelas cervejas. Quando tiver mais, saiba que podemos ser cobaias desse tipo de estudo.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário