sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Vamos falar sobre cerveja? Pilsen/Pilsner

Já postamos aqui antes sobre o que é cerveja Pilsen. Mas que tal aprofundar um pouco mais?


Muita gente vê escrito nas latinhas e garrafas "Cerveja Pilsen" e nem imagina o que isso seja.
Pilsen, como mostramos nesse post aqui, é um dos vários estilos de cerveja que existe. Sem contar que é um dos mais bonitos de se apreciar. A cor dela no copo é de deixar qualquer um com água na boca. Mas qual a diferença entre uma verdadeira Pilsen e a "Pilsen" que tomamos? No sabor o que muda?

Bom, segundo o BJCP(Beer judge certification program) que é como se fosse um dicionário cervejeiro pra orientar avaliações, o que bebemos é na verdade um estilo chamado Standart American Lager(ou Lager Americana Comum). Os maiores exemplos de Standart American Lager são Skol, Brahma, Budweiser, Antarctica, Kaiser, etc...
Na verdade as Lagers americanas foram feitas com base na receita original de cervejas Pilsens, porém elas usam outros ingredientes para baratear o custo de produção, nesse caso, milho ou arroz ou açúcar ou uma mistura do que for mais barato na cotação do momento. Isso com certeza acaba prejudicando não só o sabor, como a qualidade do produto final. Seria mais ou menos como se acrescentássemos suco tang de uva pra aumentar a produção de um vinho, ou diluir álcool de posto em cachaça...



Numa avaliação desse tipo de cerveja(Standart American Lager) teríamos os seguintes resultados esperados:
Aroma: Pouco a nenhum aroma de malte que, se presente, pode lembrar cereais, ser doce ou parecido com grãos. O aroma de lúpulo pode variar de nenhum até uma presença leve, com notas florais ou de especiarias. Baixos níveis de características da levedura (maçã verde, DMS ou frutado) são opcionais, mas aceitáveis. Sem diacetil. Aparência: De cor palha muito clara até amarelo médio. Colarinho branco, bem espumante e que raramente persiste. Muito límpida. Sabor: Seco e com final bem definido (crisp) com baixos níveis de dulçor de cereais ou que lembre grãos. O sabor de lúpulo varia de nenhum a leve. Amargor de lúpulo de baixo a médio-baixo. O equilíbrio pode variar de levemente maltoso até levemente amargo, mas é relativamente perto do centro. Altos níveis de carbonatação podem criar uma leve sensação de acidez ou secura. Sem diacetil. Sem sabores frutados. Sensação na Boca: Corpo muito leve devido à alta quantidade de adjuntos como arroz e milho. Bastante carbonatada com uma leve picância de gás carbônico na língua. Impressão Geral: Muito refrescante e que mata a sede. Comentários: Sabores fortes são considerados defeitos. Um estilo internacional que inclui as lagers de produção em massa da maioria dos países. Ingredientes: Malte de duas ou seis fileiras com uma alta porcentagem (até 40%) de adjuntos como arroz ou milho.

Comparando com sua "mãe", a verdadeira cerveja Pilsen deveria ter as seguintes características sensoriais segundo o BJCP:
Aroma: De malte, rico e complexo, com um buquê floral do lúpulo Saaz. A presença agradável de algum diacetil é aceita, mas não é obrigatória. Caso contrário, é limpa e sem ésteres frutados. Aparência: Dourado bem claro até um dourado profundo, brilhante e muito transparente, com um colarinho denso, branco, cremoso e muito persistente. Sabor: De malte, rico e complexo, combinado com o amargor e as notas de especiarias bem pronunciados (mas ao mesmo tempo leves e bem arredondados) do lúpulo Saaz. Algum diacetil é aceitável, mas não precisa estar presente. O amargor é bem aparente, mas nunca muito severo, e não persiste. O retrogosto é equilibrado entre o malte e o lúpulo. Limpo, sem ésteres frutados. Sensação na Boca: Corpo médio (embora o diacetil, se presente, possa aumentar para médio-cheio), com carbonatação média. Impressão Geral: Com final bem definido (crisp), complexa e bem redonda, todavia refrescante. História: Fabricada inicialmente em 1842, é o estilo original que definiu as cervejas límpidas e de cor clara. Comentários: Usa malte da Morávia e decocção para criar um perfil de malte bastante rico. O lúpulo Saaz e a água com baixos níveis de sulfatos e carbonatos criam um perfil de lúpulo distintamente leve e arredondado. A levedura tradicional pode, às vezes, produzir notas de fundo de diacetil. As dextrinas fornecem corpo adicional e o diacetil aumenta a percepção de um palato mais completo. Ingredientes: Água mole com pouco conteúdo mineral, lúpulo Saaz, malte da Morávia e levedura Tcheca para lager.

Existem outros estilos de Pilsen, que também foram baseadas na receita original, como German Pilsner, Classic American Pilsner, Helles de Munich, Dortmunder Export, Lite American Lager, Premium American Lager. Cada uma com suas peculiaridades e características. Fica ao critério de cada um após conhecer e experimentar decidir qual agrada mais ao paladar. 

Vale lembrar que no Brasil já se produz belas cervejas Pilsens, como é o caso da BambergKlein, Bierland, Eisenbahn, e outras. Basta dar uma olhada que existe muita coisa boa por aí.


Saúde!


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário