terça-feira, 1 de outubro de 2013

Expectativa de vida X Consumo de Cerveja

Há tempos já tentava imaginar o quanto o consumo de cerveja poderia ser benéfico à saúde. Algumas notícias andaram circulando pela internet, inclusive já postei aqui mesmo o bem que a cerveja pode ter. Você pode rever clicando: Aqui, Aqui, Aqui, Aqui e Aqui.


Então um grande amigo, que publica semanalmente uma coluna sobre cervejas (Factóide!), postou essa semana um infográfico comparando cerveja e vinho(vejam o post completo, é bem legal). Isso me fez lembrar de uma comparação que havia feito tempos atrás. A matéria relacionava a quantidade de chocolate consumida anualmente pelos países e conquistas de Prêmios Nobel. O post completo você pode ver aqui.



Então resolvi fazer uma rápida pesquisa sobre a relação Consumo de Cerveja x Expectativa de vida. A pesquisa trouxe informações que podem ser interessantes. Claro que a expectativa de vida está também relacionada com outros fatores (guerra, doenças, acidentes, etc), mas não podemos esquecer que o comportamento também interfere na expectativa de vida. E um dado comportamental observado foi exatamente o consumo anual de cerveja/habitante. 



Seria o consumo de cerveja elevado responsável pela diminuição da expectativa de vida? Vejamos nossos amigos Tchecos que consomem em média 346 garrafas de cerveja cada um por ano (é como se cada habitante homem mulher, criança ou idoso consumisse a mesma quantidade). Depois temos os Austríacos que consomem 305 garrafas por ano e assim vai...

Expectativa de vida X consumo de cerveja no mundo:


Podemos observar que as linhas se encontram (bom senso?) quando o consumo chega em torno de 81 Litros por pessoa por ano. Apesar da expectativa ser relativamente parecida entre os 10 primeiros países.

O que podemos concluir é que mesmo com o consumo alto de cerveja a população continua vivendo bem. Talvez pelas políticas que gerem a bebida no país ou até mesmo pela consciência das pessoas que bebem. O que esse levantamento pode mostrar é que as doenças relacionadas ao consumo de bebida alcoólica(Hepatites, Cirrose e Pancreatite por exemplo) não é tão eficiente marcador de mortalidade quando essa bebida é a Cerveja. 



Ampliando a linha de raciocínio, uma pesquisa feita por George Armelagos e Mark Nelson, mostrou que a cerveja produzida entre 350 a.C. a 550 a.C. no Sudão, continha Tetraciclina(um antibiótico) resultado da fermentação por Streptomyces Scabie. Leia mais aqui e aqui.

Interessante não? Pelo menos a cerveja eu sei que não vai matar a gente... Siga la pelota...
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário